quinta-feira, 15 de maio de 2008

Jigoro Kano

Jigoro Kano nasceu em 1860 a 28 de Outubro em Mikage província de Hyogo. Em 1877 entra na Universidade imperial como estudante da faculdade de literatura. Desde há algum tempo que tinha uma grande inquietude acerca de um método antigo de luta: O Ju Jutsu. Ele, que sempre foi um jovem de fraca compleição física e fraco, pensava que tal arte lhe poderia dar solução para o seu problema de inferioridade física. Nesse mesmo ano entra na escola de Tenhiu Shinyo sob as ordens de mestre Fukuda de Ju Jutsu. Em 1879 recebe ensinamentos de mestre Iso e em 1891 continua com perseverança sob o ensinamento de mestre Okubo do estilo Kito. Nesse mesmo ano licencia-se em Letras Políticas e Ciência Económicas.

À medida que vai progredindo na aprendizagem destes estilos de Ju Jutsu dá-se conta do grande valor educativo que continham. Ao mesmo tempo que realizava uma investigação sobre outros estilos reconheceu que o Ju Jutsu era uma das importantes culturas tradicionais do Japão e que não devia deixar que desaparecessem. Apesar de encontrar alguns aspectos negativos e ilógicos, tratava-se de melhorá-lo rectificando-o, este sistema poderia servir praticamente como uma fórmula de Educação física e cultural para o seu povo e para o resto do mundo.

Com esta ideia em 1882 Kano criou a sua própria escola a que deu o nome de Kodokan (local que ensina o caminho). E assim começou o seu histórico movimento com apenas 9 discípulos.

Kodokan

O novo método criado por Kano, não era uma simples arte de ataque e defesa como o Ju Jutsu, este novo Ju Jutsu era um caminho que os homens deviam seguir através da sua prática. Deu-lhe um novo nome Judo (caminho da suavidade).

A perspectiva filosófica do Ju Jutsu era Princípio da Suavidade, esta ideia estava influenciada pela filosofia chinesa e pelo confucionismo que dizia Não deves resistir contra a força de um adversário, pelo contrário, devemos absorvê-la e aproveitá-la para vencer.

Sob esta ideia nasce um novo princípio expresso pela frase SeirYoku Tenyo: Máxima eficácia no uso da força.

Kano disse: A condição especial para derrubar o nosso oponente é utilizar um mínimo da nossa força; este princípio é perfeitamente aplicável em todos os momentos da nossa vida. Todos os homens nascem com as mesmas oportunidades: apesar de uns permanecerem na ignorância, outros convertem-se em pessoas importantes e admiradas. Este é um simples resultado da aplicação deste princípio.

Posteriormente a este princípio Kano fala-nos de outro que intitula Zita Kyoei: progresso mútuo.

Kano disse: O Judo é o caminho mais eficaz para o fortalecimento quer físico quer mental. Com o treino disciplina-se e prepara-se o corpo e o espírito, mediante a prática e as técnicas de ataque e defesa; desta forma conhecemos o essencial deste caminho. A utilização contínua destas técnicas é a meta fundamental do Judo; superando-se a si próprio até à perfeição em benefício do mundo.

Nenhum comentário: